HISTÓRIA

1º ano – 2000 – Comunidade S8 – Marambaia – São Gonçalo – RJ
Encontro-homenagem importante com um dos precursores da história recente da contracultura cristã do Brasil, a Comunidade S8 que, nos anos 70, foi a primeira igreja cristã a acolher os hippies no país, e deixar uma contribuição de renovação teológica, musical e estética para a Igreja brasileira.

2º ano – 2003 – Vila Velha – ES
Com caráter totalmente “underground”, feito sem recursos, buscando-se doações de gêneros alimentícios, mostrou que é possível se começar projetos na ousadia. O Congresso ficou marcado, também, como o início das palestras sobre contracultura cristã, e gerou o surgimento da Escola Avalanche de Missões Urbanas.

3º ano – 2004 – JOCUM – Contagem –MG
Realizado pela Comunidade Cristã Caverna de Adulão, referência nacional em trabalhos alternativos, provavelmente esse tenha sido o congresso que mais reuniu uma diversidade de ministérios, por causa da facilidade gerada pela posição geográfica de Minas Gerais. Entre os palestrantes, Bráulia Soares, então presidente nacional da JOCUM; e Olgálvaro Bastos, líder do Movimento Tribal Generation.

4º ano – 2005 – Comunidade Zoe – Palmas – TO
Primeira oportunidade de abençoar, através de um evento, a região Norte do país, bastante carente de ministérios cristãos alternativos.

5º ano – 2007 – Votorantin – SP
Encontro com os irmãos do projeto 242, como Cláudio Tibérius, que, no final dos anos 80 e início da década seguinte, introduziram o metal cristão (na época, chamado de White Metal) no país. Celebração de emocionante homenagem ao Pr. Fábio Ramos de Carvalho, referência brasileira no “underground” cristão, recentemente falecido enquanto realizava missões em Cuba.

6º ano – 2008 – Seminário Batista do Norte – Recife – PE
Oportunidade de se abençoar outra região carente de ministérios, o Nordeste. Encontro importante do “underground” com a “tradição”, representada pelo Seminário Batista. Início de ministrações sobre Sexualidade, com Andréa Vargas. Entre os palestrantes, o reitor do Seminário Batista, Pr. Roberto Schüller, que fez uma sublime ministraçao sobre a justiça social na expansão do Reino de Deus, na palestra “Relação entre Igreja e Estado: o resgate da voz profética da Igreja”.

7º ano – 2009 – Comunidade Gólgota – Curitiba – PR
Congresso marcado pelo evento cultural “Nada Somos”, que reuniu uma diversidade de artistas cristãos e seculares, e proporcionou uma ponte de diálogo entre jovens da cidade.

8º ano – 2010 – Itaboraí – RJ
Comunidade Ajuntamento das Tribos – Celebração dos 10 anos de CNUC, realizada pelos membros que sediaram a primeira edição. Momento de transformações, novos rumos e novos desafios, simbolizados pela saída dos irmãos da Comunidade S8 (de Marambaia), e a criação da Comunidade Ajuntamento das Tribos.

9º ano – 2011 – Uberlândia – MG
Iniciativa dos irmãos do Manifesto Underground. Desta vez o evento, que já é tradição entre ministérios underground e de missões urbanas, aconteceu no campus da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais… Na programação, seminários, debates e fóruns sobre o tema “SUSTENTABILIDADE – Fazendo muito com pouco”.

10º ano – 2012 – Igreja Batista da Liberdade – São Paulo – SP
A Igreja Batista da Liberdade, generosamente, cedeu parte de seu espaço para receber nosso evento. Esgotamento físico, emocional e espiritual tornaram-se termos comuns de quem é ativo ministerialmente, por isso o tema da edição 2012 do CNUC foi “SAÚDE MINISTERIAL” e tendo tudo a ver com líderes, igrejas, missionários e agências saudáveis! Um ambiente intimista e focado em visão, comunhão, treinamento e edificação, com mesas redondas, palestras e workshops voltados para a qualidade de vida dos ministérios e de todos os envolvidos!